Algodão: Vilão?

Desde muito cedo aprendemos e associamos o algodão a algo natural e saudável. Porém qual será o efeito da produção de algodão no meio ambiente?

Infelizmente a resposta é não e os impactos são cruéis, mas primeiro devemos entender as diferenças entre os tipos de algodão e seus impactos:

  • Algodão Convencional: 90% da oferta mundial do algodão convencional é geneticamente modificada. Para criar 1kg de  algodão, usamos 30.000 litros de água, ou seja, 2.700 litros de água para produzir uma camiseta de algodão.
  • Algodão BCI (Better Cotton Initiative): É um algodão mais barato que o orgânico e que é produzido com base em ações sustentáveis (usa menos água e pesticidas, além de buscar promover relações justa de trabalho entre seus produtores).
  • Algodão orgânico: Utiliza apenas pesticidas naturais (oriundos de plantas) em sua plantação, além de reduzir a quantidade de água e emissão de gases. Para que um algodão seja orgânico, ele deve passar por uma cerificação oficial.

 

O uso de algodão orgânico e BCI já se tornaram uma tendência no mundo da moda, muito graças a conscientização da responsabilidade com o meio ambiente. Até mesmo empresas de fast fashion estão adotando esse tipo de material para sua produção como a C&A alemã e a C&A Brasil está incentivando o plantio de algodão orgânico no nosso país, uma vez que ela é a maior consumidora desse produto no mundo, já vende desde 2012 roupas produzidas com algodão orgânico no Brasil e pretende que 100% das suas roupas em 2020 sejam feitas com fibra sustentável ou orgânica.

syngenta_-537677647_842x384_2screen-shot-2017-09-18-at-10.17.50-am

 

*

Por Mayara Behlau, professora no Núcleo de Criação da Sigbol.

Referências: 1, 2, 3, 4 e 5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s