Desde muito cedo aprendemos e associamos o algodão a algo natural e saudável. Porém qual será o efeito da produção de algodão no meio ambiente?
Infelizmente a resposta é não e os impactos são cruéis, mas primeiro devemos entender as diferenças entre os tipos de algodão e seus impactos:
- Algodão Convencional: 90% da oferta mundial do algodão convencional é geneticamente modificada. Para criar 1kg de algodão, usamos 30.000 litros de água, ou seja, 2.700 litros de água para produzir uma camiseta de algodão.
- Algodão BCI (Better Cotton Initiative): É um algodão mais barato que o orgânico e que é produzido com base em ações sustentáveis (usa menos água e pesticidas, além de buscar promover relações justa de trabalho entre seus produtores).
- Algodão orgânico: Utiliza apenas pesticidas naturais (oriundos de plantas) em sua plantação, além de reduzir a quantidade de água e emissão de gases. Para que um algodão seja orgânico, ele deve passar por uma cerificação oficial.
O uso de algodão orgânico e BCI já se tornaram uma tendência no mundo da moda, muito graças a conscientização da responsabilidade com o meio ambiente. Até mesmo empresas de fast fashion estão adotando esse tipo de material para sua produção como a C&A alemã e a C&A Brasil está incentivando o plantio de algodão orgânico no nosso país, uma vez que ela é a maior consumidora desse produto no mundo, já vende desde 2012 roupas produzidas com algodão orgânico no Brasil e pretende que 100% das suas roupas em 2020 sejam feitas com fibra sustentável ou orgânica.
*
Por Mayara Behlau, professora no Núcleo de Criação da Sigbol.