A ficha técnica é um instrumento fundamental no processo de produção de uma peça, nela estão apresentados e descritos todos os detalhes do produto, desde a confecção até a embalagem, sem ela não consegue-se calcular a necessidade do maquinário e da matéria prima, tempo etc… Por isso, erros na ficha técnica podem gerar consequências e acarretar problemas para o processo produtivo da empresa e na coleção. Alguns exemplos de falhas:
Falta ou excesso de matéria prima acabam atrapalhando o processo produtivo, chagando a causar atrasos e necessidade de retrabalho. Isso também acontece quando o croqui não chega detalhado e a equipe de modelagem pode acabar interpretando da maneira errada, e assim todos os processos precisam ser refeitos, o que gere perda de tempo e mais custos. Detalhes não observados ou não inseridos na ficha técnica, como acabamento e costura podem exigir que a peça seja reencaminhada a área de criação, causando aperto no cronograma. Dependendo da empresa, também é necessário analisar corretamente os custos financeiros, esse fator pode atrasar o fechamento de uma coleção ou as atividades do departamento de marketing e vendas.
Para superar esses problemas, cada vez mais as empresas de confecção têm investido na tecnologia. Em nosso curso de CorelDraw você aprende a desenvolver desde logo tipos a elaboração de fichas técnicas. Confira:
*
Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.