A percepção das proporções humanas teve como um dos primeiros estudiosos o arquiteto e escritor romano do século I, Marcos Vitruvius Pollio, que defendia a ideia que os templos fossem magníficos deviam ser construídos tendo por base nas analogias do corpo humano.
Quando a renascença redescobriu as ruínas clássicas de Grécia e de Roma, Leonardo DaVinci ilustrou a versão dessa ideia de Vitruvius com o seu famoso desenho também conhecido como o homem Vitruviano. O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e outros é considerado umas das grandes realizações que conduzem ao Renascimento Italiano. O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo.
Na área de design de moda uma possível aplicação da razão áurea é representada por outro tipo de proporção mais simples e compreensível: 1/3 ou 2/3. Esta proporção mantém a vestimenta equilibrada com o corpo, nunca dividindo-o ½.
*
Por Mayara Behlau, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.