O Museu da Moda – MUM inaugurado em 2011 conta com um acervo idealizado e pesquisado pela estilista e empresaria Milka Wolff e Débora Elmam curadora do museu. Elas realizaram um trabalho fantástico reunindo um acervo composto por peças reproduzidas respeitando a tecelagem, o tingimento, a confecção e principalmente o modelo de cada época, e é claro entre as peças há também utensílios e achados de vários países, que reunidos contam 4000 anos de história do vestuário feminino.
Os visitantes encontram no museu vestidos de noivas, debutantes, roupas de gala e também os típicos de cada estado brasileiro e regiões do mundo. Eles também tem acesso a um espaço informatizado onde podem acompanhar todo histórico da moda através de computadores, um auditório com projeções do desenvolvimento e acervo do museu e também uma galeria destinada a exposições temporárias de moda, arte e cultura em geral.
A entrada do museu é paga e ele funciona todos os dias com horário diferenciado nos finais de semana e feriados. No site do museu estudantes e curiosos de moda podem encontrar um resumo com alguns exemplos de trajes de cada período da moda desde a antiguidade até o século XXI. E uma galeria de fotos do acervo do museu.
Fica a dica, se estiver passando por Canela no Rio Grande do Sul, dá uma passadinha lá e mergulhe no mundo da moda.
*
Por Crislaine Lima, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1.