A camisa é uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa, seja branca, preta , azul ou rosa. É considerada uma peça clássica e sua modelagem nunca sai de moda.
A peça que apareceu em vários desfiles para o próximo inverno, vem acompanhada por um charmoso laço. Essa Tendência nas camisas é inspirada nos Dândis dos séculos 18 e 19.
Os Dândis eram conhecidos por serem boêmios e pelo zelo impecável ao se vestirem. O laço fazia parte deste visual dandista, principalmente por deixar os colarinhos em pé, deixando o visual com mais elegância.
No século XX, Gabrielle Chanel também adotou este estilo peculiar para suas coleções femininas e até hoje os laços estão presentes na sua marca. Não é por acaso que o atual diretor de criação da Maison Chanel Karl Lagerfeld incorporou o estilo dândi, que lhe caiu como uma luva.


Marlene Dietrich também adorava os laçarotes, numa época em que usar peças masculinas era uma transgressão.
Nas passarelas, os laçarotes também apareceram num estilo vintage, principalmente com referência nos anos 70 que continuam com força total no inverno de 2016.
Hoje os laçarotes soltos ou anexados nas camisas se tornaram um símbolo de elegância e glamour. Femininas e românticas essas camisas podem ser usadas com saias, calças de alfaiataria ou o bom e velho jeans.
Essa peça pode ser usada com várias produções, clássicas, esportivas, modernas e descoladas. Dão um toque de elegância para qualquer visual. E pode ser adotada por mulheres de qualquer idade.
*
Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 2, 23, 24, 25, 26, 27 e 28.