Já falamos em outros posts sobre a Modelagem Industrial e sobre o profissional modelista, mas nesse post vamos falar um pouco sobre como se preparar para o mercado de trabalho e como ter diferenciais.
Por que será que você não está conseguindo uma colocação no mercado? O que os outros têm a oferecer que você não tem? Como conhecer o mercado antes de se arriscar a uma vaga?
Modelagem de vestuário é a arte de fazer a leitura do que o estilista criou e dar vida a essa ideia, a partir de fotos, croquis, etc.
O modelista tem a função de através da geometria e conhecimento do corpo humano (ergonomia) planificar essa ideia, e com sua habilidade e profissionalismo barrar as coisas que forem inviáveis na confecção (gargalo), por exemplo. Se o estilista fez algum recorte que não é funcional à peça, cabe ao modelista identificar e impedir o passo seguinte, pois poderá causar danos à produção, e assim prejudicar financeiramente sua empresa.
Hoje no mercado temos muitos cursos que auxiliam o modelista a se aprimorar nas técnicas, e treinar seu olhar para interpretar os mais diversos modelos, cada vez com mais atenção e rapidez. O mercado da moda pede isso, profissionais bons e rápidos e que saibam cada vez mais um pouco de tudo dentro de uma empresa, o chamado polivalente que possa fazer parte do PCP da empresa (planejamento e controle de produção).
Além desses pontos acima citados, também é preciso que o aspirante a modelista se sinta confiável e sem medo na hora de disputar uma vaga de emprego, e esse lado do “pegar no batente” muitos cursos não oferecem. E geral são bem teóricos e seus professores não tem bagagem de chão de fábrica, que é a visão de como a empresa funciona e como se portar em uma.
Nós da Sigbol Fashion oferecemos isso aos nossos alunos, este diferencial de mostrar durante o curso como funciona uma confecção de vestuário, com professores que além de conhecimento já atuaram ou atuam no mercado e entendem por vivenciaram a rotina de uma empresa.
É esse professor que passa toda sua experiência para o aluno, para que ao se formar o mesmo não tenha surpresas ou medo de começar a trabalhar. Além de passar a teoria, processos, técnicas, temos a preocupação de ajudar e ensinar na prática o que o aluno vai encontrar no concorrido mundo da Moda, fazendo dessa forma, formamos profissionais prontos para atuar, com confiança e conhecimento para auxiliar outros setores.
Com base nisso, a Sigbol está lançando uma nova maneira de fazer o curso de Modelagem Industrial. Agora você poderá optar por fazer um segmento específico porque contamos com produtos direcionados, você pode se especializar em fazer apenas saias, blusas, vestidos, etc .
Essa é hora de começar a estudar e se preparar.
*
Por Andreia de Araujo, coordenadora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion