A cada semestre novas tendências são apostas dos desfiles nacionais e internacionais, mas sempre há uma dúvida: o que é moda conceitual?
Moda Conceitual é uma forma de comunicação que os estilistas utilizam para expressar sua criatividade, um conceito e suas ideias que estão propondo para aquela estação (cores, formas, estampas e tecidos). Nas passarelas, esse conceito é apresentado em grandes produções reforçando o tema. Geralmente os looks são exagerados para ressaltar a ideia do criador, acompanhados de cenários vultosos, estratégias, maquiagens, cabelos e sonoplastia.
A moda conceitual serve para o espectador analisar, refletir e entender, os desfiles servem para reforçar o posicionamento vanguardista da marca. O principal não é vender os produtos, mas vender o conceito, assim os estilistas que fazem moda conceitual são autorais e não seguem as principais tendências, porque são eles referência para as próximas tendências.
O cenário, a música, a roupa e a modelo compõem todos os elementos de uma história a ser contada, as modelos são transformadas em personagem e ficam irreconhecíveis.
Uma característica muito forte da moda conceitual é o exagero dos recursos na comunicação do conceito do estilista. Algumas pessoas se apaixonam, já para outras causa estranheza.
Nos desfiles conceituais, a maioria das peças é exclusiva, e acabam virando referência para a produção de peças comerciais. Ou são vendidas para uma cliente sob medida. Em outras palavras maior parte das peças conceituais não é usável.
Diferente da moda comercial que está pronta para ser vendida e aceita, formas, cores, estampas, tecidos e estilos que estão de acordo com os desejos do público alvo.
*
Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16.
Eu AMO moda conceitual, acho maravilhoso! Arte com certeza!