Para que a modelagem possa se adequar ao corpo, utilizamos a ajuda de pences estratégicas, que servem para compensar as partes curvas e volumosas do corpo, afinal ninguém é extremante reto que não precise de uma pence. Geralmente elas aparecem onde temos mais saliência como, no quadril, na cintura e no busto, mas caso você não queira uma costura com a pence aparente nesses locais, deve fazer a chamada transposição ou transferência de pence.
A princípio é meio complexo, mas com o passar do tempo, com sua persistência, e aperfeiçoamento essa técnica te auxiliará e muito nas construções de suas modelagens e peças de roupa.
Nesse post daremos duas formas de se transpor uma pence, se ficar curioso e quiser aprender mais técnicas, a escola de moda Sigbol Fashion conta com cursos de modelagem onde você aprenderá diversas formas de usar a pence para dar volumes, fazer recortes e ajustes.
Primeiro passo você irá usar a modelagem da frente de uma blusa com suas respectivas pences básicas, a do busto e a da cintura. Como mostra o modelo a intenção é passar todo esse volume para duas pences que ficarão na cintura.
Pegue o molde básico da blusa frente com pences e o copie em outro papel (sempre copie a base para seus trabalhos).
Marque o local que deseja que a pence seja inserida. (linha vermelha).
Corte esse local até o ápice da pence (final), depois feche a pence da cintura e a do busto. Cole as duas com cola ou com fita adesiva. Ao fechar as pences verá que se abriu uma nova, coloque papel por baixo dela e pronto terá uma nova pence transportada.
Espelhe seu molde e pronto, pode usa-lo à vontade.
Faça uma cópia da base com as pences principais e marque o local do ombro que deseja levar essa pence.
Em seguida corte essa linha até o ápice da pence, e cole as pences de busto e cintura.
Ao fechar as pences verá que se abriu uma nova, coloque papel por baixo e pronto terá uma nova pence transportada.
Espelhe seu molde e pronto, pode usa-lo à vontade.
*
Por Andréia de Araújo, coordenadora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, imagens 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12 acervo pessoal.
Eu vejo este estilo de pences pela primeira vez e estou encantada. Eu vou fazer e certamente vou gostar do resultado. Obrigada.
Não entendo porque preciso transferir a pense, geralmente faço minhas costurinhas sem molde. Obrigada,
Olá Nazareth, tudo bem?
Os moldes servem para uma reprodução mais fácil e as pences são sempre necessárias para que a modelagem possa se adequar ao corpo. Att, Equipe Sigbol.