A diferença das anquinhas (crinolina).

Foto 1

Assim como os eletrônicos vão mudando, a moda também tem sua história. Apesar das anquinhas terem o mesmo objetivo por baixo dos panos, com o tempo ela foi ficando cada vez mais leve.

Ao final do séc. XIX, a silhueta feminina foi moldada por arames e enchimentos. Os vestidos eram tão grandes que passaram a se tornar um problema devido ao peso. Foi então que se tornou necessário um suporte para aguentar o exagero de tecidos na parte de trás.

Foto 2

Na época era utilizado até seis anáguas. Pensa no desconforto da moça e no trabalhão que era vestir o look do dia ou levantar todos aqueles tecidos para ir ao toilette… Sozinha não dava muito certo.

Em 1860, foram criadas armações de arcos, em aço ou barbatanas e as de crinolina (crinolinette em francês, um tecido resistente feito de crina e outras fibras), para facilitar os movimentos dando mais “liberdade” para as mulheres da época.

Foto 3

Foi então que conforme o tempo ia se passando, a crinolina ia ficando cada vez menor, depois dos arcos, a armação passou a se concentrar apenas na parte de trás. Já em 1870, ela passou a ser reta na parte da frente e com várias almofadinhas no verso, abaixo da cintura sustentando todo o tecido da saia, mudando seu nome para anquinha, passou a aparecer com drapeados na parte de trás da saia e presas com fitas. Por volta de 1880, surgiu uma versão para garantir muito mais conforto, conhecida como “novo fantasma” possuía uma estrutura dobrável que servia como suporte para a saia.

Foto 4

Atualmente elas ganharam destaques em alguns desfiles inspirados na história, só que de forma mais sutil. Até porque na rua é bem mais difícil de se ver. Mas vamos combinar que não há nada mais confortável que aquele pijaminha super fofo e até mesmo furado e larguinho pra ficar em casa.

Foto 5

*

Por Paola Sanguin, professora do Núcleo de Criação Sigbol Fashion.

Referencias: 123, 4.

Manual de História da Moda Sigbol Fashion.

Uma consideração sobre “A diferença das anquinhas (crinolina).”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s