Dicas para aplicação da entretela.
Definição: Tipo de aviamento em tecido, material sintético ou fibra de papel, de várias espessuras e cores, podendo ser usadas em uma das faces adesivas que contém nela ou também podem ser utilizadas entre duas partes de uma peça de tecido, com a finalidade de manter armadura ou firmeza na peça, dar estrutura para a roupa, como por exemplo: em golas, lapelas, punhos e cós de calças etc. Existe um tipo em especial de entretela cujo material é adesivo nas duas faces, muito utilizada para golas e lapelas, ou para fazer bainhas rápidas.
Na hora de escolher uma entretela preste atenção em 3 fatores:
- Tecido: o tipo que está sendo usado, e as características que possui como, encolhimento, composição química e reação ao calor.
- Objetivo: escolher a parte a ser entretelada, pode ser uma grande ou pequena área.
- Efeito: o caimento desejado, pode ser toque mais leve ou mais pesado, suave ou rígido, encorpado ou não.
Para a forma de aplicar, observe esses 4 fatores:
- Temperatura: para cada tipo de resina adesiva deve ser aplicada uma determinada temperatura, as mais baixas podem não funcionar, se for alta pode danificar a resina, então sempre teste um pedacinho antes de colocar na peça final.
- Tempo necessário para fusão: dê um tempo para que a entretela solte sua cola, em média 5 segundos por pressão.
- Pressão: empregar pressão adequada durante a aplicação, para um bom resultado, tente colocar o mesmo peso para colar toda a entretela.
- Resfriamento: adequado após a fusão para o efeito desejado, não faça a aplicação da entretela em local onde tenha corrente de ar, isso pode causar bolhas deixando o aspecto do tecido entretelado feio.
*
Por, Dalva Aparecida professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion – Unidade Campinas.