A moda e o cinema sempre andaram juntos. Quem nunca teve vontade de comprar aquele figurino maravilhoso de Titanic? Ou o vestido da bonequinha de luxo?
Mas pra que serve um figurino afinal?
O cinema de início tinha como principais funções registrar acontecimentos e narrar histórias. Por ser um registro de imagens, ele também é visto como uma das principais fontes de pesquisa de moda. De início o figurino não era tão importante, mas a partir do momento em que os filmes passaram a ter uma produção mais cuidadosa, o figurino começou a ser primordial, trazendo os personagens para a realidade e documentando as histórias e as vestimentas. Expressando e transmitindo a primeira ideia e características sobre os personagens, a trama e a época para os espectadores, que até alguns anos atrás era mudo e monocromático.
A moda e o cinema tem uma conexão muito grande, são vendedores de sonhos. E é por isso que o cinema com o tempo deixou de ser apenas uma referência de moda e comportamento para ser também uma vitrine. A roupa do personagem se tornou um sonho de consumo. Os trajes e costumes dos atores viraram tendência. Porém é sempre bom manter a sintonia do figurino com o elenco, o cenário e o tempo, mesmo que cada pessoa tenha uma sensação diferente.
Conclusão, a moda e o cinema fazem parte da vida de muitas pessoas, seja como inspiração ou identificação. Vale a pena lembrar que o XIII Sigbol Tesoura de Ouro: Figurinos de Cinema está em exposição percorrendo por vários shoppings, linhas de metrô, etc… e você? Tá esperando o que pra fazer uma visita?
Mais informações sobre a exposição em: www.sigbolfashion.com.br
*
Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6. Manual História da Moda Sigbol Fashion