A marca Miu Miu, comandada pela estilista Miuccia Prada, sempre aposta em vitrines pouco cenográficas, porém muito bem executadas e corretas.
Para reafirmar o conceito de luxo, as vitrines destas marcas em geral expõem uma quantidade reduzida de produtos, no máximo 1 ou 2 manequins, dependendo do espaço disponível. O intuito é mostrar que cada artigo é valioso, raro (pequena tiragem) e de qualidade indiscutível. As fotos são da loja da Miu Miu em Shanghai de abril deste ano.
A vitrine 1 é composta por um manequim numa posição menos usual, ou seja, sentado, pernas cruzadas e com os braços em posições muito elegantes. Os acessórios geralmente são os carros-chefe de vendas destes estabelecimentos, por isso merecem lugar de destaque.
Nas duas outras composições, as bolsas, os sapatos e a carteiras estão expostos em pedestais que emolduram e produto. A composição utiliza uma técnica clássica de VM, ou seja, alocar os produtos em alturas diferentes. Isso faz com que o cliente transite o olhar por todo o espaço. Por fim, o uso da foto da campanha da marca como plano de fundo é um recurso muito utilizado no vitrinismo. Ajuda a reafirmar a identidade da marca e faz uma conexão com o material divulgado nos veículos de comunicação: site, publicidade, revistas etc.
Se você tem vontade de trabalhar com vitrines e espaços internos de lojas, inscreva-se no curso de Visual Merchandising e Vitrine da Sigbol Fashion. As aulas são ministradas pelo professor Danilo Centemero, estilista, VM e vitrinista, que atua no mercado de moda há 10 anos. Informe-se!
Referência: 1.