Parece não ter muita importância quando falamos que, para cada tipo de tecido, há uma respectiva agulha. Porém, isso pode interferir (e muito) no resultado da sua costura: independente da máquina ser industrial ou caseira (e dependendo do tecido e da agulha que você esta utilizando na sua máquina), até mesmo a inofensiva agulha de mão pode causar um estrago na sua peça.
Para melhorar o resultado de sua peça, resolvemos falar um pouco sobre esse assunto para que você entenda melhor, e conheça um pouco mais sobre as agulhas e em que tecidos usá-las.
Conhecendo a agulha
- Ponta (point) : É o tipo de ponta que a agulha tem. Cada ponta serve para um determinado tipo de tecido.
- Olho ou furo (eye): É o furo onde se passa o fio ou linha.
- Tronco (shank): É o corpo da agulha, parte que deverá ser encaixada na maquina.
- Concavidade (scarf): Reentrância da parte traseira da agulha, onde encontra-se o furo, que serve também para guiar a colocação da mesma na máquina.
Temos variados tamanhos de agulhas e, para cada tecido, temos que escolher a numeração e a ponta adequada. Temos aqui alguns exemplos:
As agulhas de números 9 a 18, com ponta mais fina, é ideal para tecidos planos, pois não machuca tanto o tecido.
As agulhas de numeração 9 e 16, com ponta arredondada, são adequadas para costura de malha e tecido com stretch, pois esse tipo de ponta permite que se perfure o fio como se estivesse abrindo o tecido, evitando esburacá-lo.
As agulhas de bordado de numeração 11 a 14 têm o olho da agulha mais largo e maior, pois como o fio do bordado também é mais grosso, evita-se a quebra da linha.
A agulha para quilting é menor que as normais, e tem olho menor, porém é mais resistente: sua ponta reforçada permite que a agulha atravesse mais camadas de tecidos, e, por cima de outras costuras. Sua numeração vai de 09 a 12.
A agulha para costurar jeans, de numeração 9 a 16, tem ponta mais afiada, parecida com uma lança, e a sua concavidade é mais funda, ideal para tecidos pesados, como lona, vinil e couro sintético, pois costura sem pressionar o tecido na chapa da agulha.
Agulha de ponta facetada, tamanho 11 a 18, tem ponta fina e as bordas facetadas. Esse tipo de ponta fura o tecido, fazendo um buraco, que se fecha sobre ele mesmo quando a agulha faz o movimento de subir e descer. Por isso, são ideais para costurar couro e vinil.
A agulha de ponta universal tem a ponta levemente arredondada e um pouco afiada, dessa forma serve para todos os tipos de tecidos, planos ou malhas.
Agora que você já sabe a importância de cada agulha para costurar suas peças, que tal colocar em prática o que aprendeu? A partir desse momento, costure sem medo de esgarçar seu lindo tecido.
*
Por Cynara Gomes, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion
Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17
Adorei, estava com problemas para costurar uma saia de brim, o ponto estava péssimo. Depois descobri que era a agulha ,estava usando uma agulha para tecidos finos.
parabens, maravilha, é uma pena que muitas costureiras por esses rincões do pais não tem acesso a esse material, valeu
Gostei achei muito interessante aprendi bastante.
Olá pra costura malha de biquíni, maio … qual agulha pra máquina orvelok??? Desde já agradeço!!!
Olá Gildete, você precisa sempre ficar de olho na gramatura do tecido. Se ele for “Lycra”, orientamos a agulha 14 ponta bola.
Ponto Roma Ou neo tec , qual agulha usar ??
Olá Gil! Agulha de ponta bola ou fina.
Olá, estou tentando fazer organizadores em TNT gramatura 120, mas quebrei a agulha, tentei com uma 80/11 e outra 100/16 da singer, as duas quebraram 😦
Será que estou usando o tipo errado de agulha?
Olá Katuly! Tudo bem? Você esta utilizando quantas camadas? Tente com a agulha 20, mas a perfuração no tecido será maior.