Depois de séculos usando apenas vestidos, as mulheres começaram a renovar seus guarda roupas, e surgiram então as saias, em vários estilos e modelagens (como as godês, plissadas, pregueadas, franzidas, etc.).
Popularizada por Christian Dior, nos anos 50, o modelo godê é caracterizado por se tratar de uma saia bem rodada, com cintura alta, que, à época, tinha o comprimento na altura da panturrilha, e costumava ser usado com várias anáguas, para aumentar o volume ainda mais.
É uma saia muito volumosa e, como tal, favorece muito as silhuetas mais estreitas. Também disfarça os quadris mais largos, pois, ao marcar bem a cintura, a peça se apresenta solta no caimento.
A modelagem godê é bem feminina, e permanece na moda sempre com releituras e inovações conforme a época: detalhes em renda, aplicações no cós, laços, etc. O modelo pode ser usado em várias ocasiões, como reuniões, festas e passeios casuais.
É muito popular também em caracterizações para festas com tema dos Anos 60.
Para confeccionar a peça, gasta-se muito tecido (o modelo é muito volumoso e necessita de um bom caimento). Em contrapartida, vale destacar que essa é uma das peças mais fáceis de serem modeladas. Existem dois tipos de godê: a simples, que é composta de meio círculo, e a guarda-chuva ou dupla, que é composta por um círculo completo.
Vamos aprender a modelar uma godê simples?
Primeiro divida a medida da sua cintura por 3. (exemplo, 74 cm dividido por 3 = 24 cm). A partir da ponta do papel, coloque a medida encontrada, formando um círculo como se fosse um compasso.
Depois, seguindo a linha, coloque o comprimento, acompanhando a curvatura e formando outro circulo.
Para o cós, faça um retângulo com a medida total da cintura e o dobro da largura desejada. (Exemplo, 74 cm de comprimento por 8 cm de largura, que dobrado resultará em um cós de 4 cm)
A modelagem está pronta. Agora é só posicionar no tecido dobrado para cortar!
Depois de cortada, ela terá apenas uma abertura.
E depois de costurada, está pronta para balançar por ai!
Temos aqui também um vídeo da nossa série “Mãos Que Fazem”, ensinando a montar uma godê com pala, passo a passo. Acompanhem aí:
https://www.youtube.com/watch?v=oXUWbFbfcFs
*
Por Marjorie Campos, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion
amei esta saia
Qual tecido você usou?
Olá, Erica! O tecido do post é liganete e do vídeo é visco-lycra.
Amo esse modelo! Digno de uma boneca girl rsss…
Muito obrigada! Tutorial facílimo ❤️🌷❤️😘