Moulage ou Draping (em inglês) é uma técnica de modelagem tridimensional: ao invés do molde geométrico sob medida ou de medidas industriais, os modelos são desenvolvidos diretamente no manequim ou no corpo de uma modelo de prova. O tecido é moldado, riscado, alfinetado e cortado para reproduzir o modelo desejado com mais precisão. Com essa técnica podemos visualizar o resultado da modelagem enquanto ela está sendo desenvolvida.
Existem várias maneiras de fazer moulage, e diferentes técnicas que focam o aspecto criativo. As técnicas tradicionais também apresentam muitas variações em detalhes de como marcar costuras, pences, recortes, drapeados, franzidos, bordados, etc.
A moulage serve para o desenvolvimento de qualquer tipo de roupa: peças de malha, alfaiataria ou fitness. A diferença da moulage para modelagem plana é que ela é utilizada para modelos mais elaborados; em modelos mais simples não compensa o trabalho, porque é razoavelmente demorada.
Essa técnica é muito utilizada em modelos que fogem um pouco do padrão ou quando a peça é muito modelada ao corpo. As peças que mais elaboradas geralmente têm recortes diferentes, ou muitos recortes e volumes exagerados localizados em lugares inusitados, como golas de formatos e tamanhos diferentes, pregas volumosas, drapeados diagonais e torções. Estes modelos ficam mais fáceis de serem visualizados sobre um manequim do que no molde plano e o resultado é satisfatório.
A moulage é ideal para criações em que não temos uma ideia definida de como ficará o caimento da peça.
Essa técnica inicialmente era usada em peças de alta costura, mas agora é aplicada em peças de prêt-à-porter ou de magazine, que são produzidas em pequenas escalas. Tanto criadores nacionais ou internacionais utilizam esse método, principalmente no processo criativo.
A maioria das marcas que trabalham com moda sofisticada também adotam essa técnica.
*
Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.
ADOREI FAZER MOULAGE!!!! VALEU PROFE!